quarta-feira, 21 de abril de 2010

A BÚLGÁRIA EXISTE?

       EDIÇÃO BILÍNGUE DE "O PÚCARO BÚLGARO" DE CAMPOS DE 
CARVALHO, LANÇADO NO FINAL DE 2009 - NA BULGÁRIA

Em 2008, fui convidado pelo Embaixador Paulo Wolowski a participar do Iº Festival de Cultura Brasileira na Bulgária.
Ao comentar sobre a viagem com o Paulo Vítola, que na época estava (re) lendo o "Púcaro Búlgaro", ele pediu que lhe trouxesse um púcaro de presente. Eu que já havia lido o livro a tempos atrás, comentei com o embaixador sobre a história do livro, em que o protagonista duvidando da existência da Bulgária, resolve organizar uma expedição para provar a inexistência de tal país. Paulo Wolowski ficou muito curioso com a história e pediu-me que levasse um exemplar do livro na viagem. Como a 1ª e única edição de 1963, se encontrava esgotada e só era encontrada em sebo a preço de obra rara, desisti de levar o livro e resolvi pintar uma tela a qual dei o título de "Púcaro Búlgaro".
Durante a exposição no Museu Arqueológico de Varna/Bulgária, a história de como surgiu a tela, bem como a história do livro de Campos de Carvalho, foi contada e passada de boca em boca, criando uma grande curiosidade em todos.
Em 2009 a Embaixada brasileira em Sófia e o departamento de línguas latinas da Universidade de Sófia, resolveram lançar esta edição bilingue, usando a imagem da tela que pintei como capa.
O detalhe é que a 2ª edição do "Pùcaro Búlgaro" foi lançado no dia 23/06/08, um dia antes do embarque para a Búlgária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário